quinta-feira, 29 de julho de 2010

As Divisões da Igreja Durante a História

O post de hoje foi elaborado pelo Thiago Batista da Silva.
Seu conteúdo tem como objetivo apenas a informação.

"E eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; e eu te darei as chaves do reino dos Céus: e tudo o que desatares sobre a terra, será desatado também nos céus." (Mt. 16, 18)





Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a Bíblia.

O Cristianismo nasceu e desenvolveu-se dentro do quadro político-cultural do Império Romano. Durante três séculos o Império Romano perseguiu os cristãos, porque a sua religião era vista como uma ofensa ao estado, pois representava outro universalismo e proibia os fiéis de prestarem culto religioso ao soberano imperial. Durante a perseguição, e apesar dela, o cristianismo propagou-se pelo império. As principais e maiores perseguições foram as de Nero, no século I, a de Décio no ano 250, a de Valeriano (253-260) e a maior, mais violenta e última a de Diocleciano entre 303 e 304, que tinha por objetivo declarado acabar com o cristianismo e a Igreja. O balanço final desta última perseguição constituiu-se num rotundo fracasso. Diocleciano, após ter renunciado, ainda viveu o bastante para ver os cristãos viverem em liberdade graças ao Édito de Milão, iniciando-se a Paz na Igreja.

No decurso do século IV, o Cristianismo começou a ser tolerado pelo Império, para alcançar depois um estatuto de liberdade e converter-se finalmente, no tempo de Teodósio, em religião oficial do Estado. O imperador romano, por esta época, convocou as grandes assembleias dos bispos, os concílios, e a Igreja pôde então dar início à organização de suas estruturas territoriais.

A igreja cristã na região do Mediterrâneo foi organizada sob cinco patriarcas, os bispos de Jerusalém, Antioquia, Alexandria, Constantinopla e Roma. As antigas comunidades cristãs foram, então sucedidas pela "sociedade cristã", o cristianismo passou de religião das minorias para então se tornar em religião das multidões. Com a decadência do Império os bispos pouco a pouco foram assumindo funções civis de caráter supletivo e a escolha do bispo passou a ser mais por escolha do clero do que pela pequena comunidade, segundo as fórmulas antigas. Por essa época não foram poucas as intervenções dos nobres e imperadores nas suas escolhas. Figuras expressivas da vida civil foram alçadas à condição de bispo, exemplo disto foram Santo Ambrósio, governador da Alta Itália que passou a bispo de Milão; São Paulino de Nola, ex-cônsul e Sidônio Apolinário, genro do imperador Avito e senhor do Sul das Gálias, que foi eleito bispo de Clermont-Ferrand.

Antes de findar o século IV o Concílio de Niceia (325) e o Primeiro Concílio de Constantinopla, em respostas às heresias arianas e ao macedonismo, formularam a doutrina da Trindade que ficou fixada no seu conjunto no "Símbolo niceno-constantinopolitano". Por esta época colocou-se a questão da humanidade e divindade de Cristo que ficou definida no Concílio de Éfeso, convocado pelo imperador Teodósio II, que afirmou que Cristo é "perfeito Deus e perfeito homem" e definiu Maria como "Aquela que portou Deus" (Theotokos) em resposta à heresia Nestoriana (do bispo Nestório) que lhe atribuia apenas o Christotokos (Aquela que portou Cristo). Esta posição depois foi reafirmada no Concílio de Calcedônia (451) e no Terceiro Concílio de Constantinopla (680).

Surgimento do protestantismo

Elas surgiram a partir do inconformismo do padre alemão Martinho Lutero (1483-1546) em aceitar algumas práticas da Igreja Católica. Lutero atacava duramente a venda de indulgências, ou seja, a obtenção de perdão para um determinado pecado em troca de dinheiro. No dia 31 de outubro de 1517, Lutero pregou na porta de uma igreja de Wittenberg, na Alemanha, um manifesto com 95 teses em que atacava não só a venda de indulgências, como também outros procedimentos da Igreja Católica, como a negociação de cargos eclesiásticos. O papa Leão X exigiu uma retratação do padre, ameaçando condená-lo por heresia. Mas Lutero não voltou atrás e rompeu com a Igreja Católica, dando início à chamada Reforma Protestante, movimento que se espalhou pela Europa, impulsionado pela maior flexibilidade religiosa que oferecia.

Os inimigos dos reformistas passaram a se referir a seus seguidores como "luteranos". Estes, por sua vez, preferiam ser chamados de "evangélicos", termo hoje muito usado para se referir aos fiéis das igrejas protestantes. A liberdade pregada por Lutero acabaria abrindo espaço para o surgimento de várias correntes religiosas. "O protestantismo tem uma pedra fundamental: a autonomia. A idéia de que só Deus salva, a subjetividade do indivíduo e a possibilidade de assumir e viver as diferenças vai gerar uma variedade enorme de igrejas", diz o cientista da religião João Décio Passos, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Isso ajuda a entender por que hoje existem tantas ramificações entre os protestantes.

Luteranos
A ruptura de Luterano com os católicos, em 1517, lançou as bases para a expansão do protestantismo. Os luteranos condenavam o comportamento moral dos padres católicos e acreditavam que a salvação estava nas escrituras sagradas.

Presbiterianos
Inspirados no teólogo fracês João Calvino (1509-1564), pregavam a predestinação divina: ou seja, só os eleitos por Deus se salvariam. O teólogo holandês James Arminius (1560-1609) criaria depois outra vertente do presbiterianismo: o Arminianismo

Anglicanos
O rei inglês Henrique VIII (1491-1547) queria anular seu primeiro casamento para se unir a outra mulher. Após a recusa do papa Clemente VII, ele rompeu com a Igreja Católica e criou a anglicana em 1534, ficando livre da interferência papal.

Batistas
O movimento anabatista já existia quando Lutero começou a questionar a Igreja Católica. Mas, como outras correntes protestantes, o movimento só ganhou expressão após a Reforma. Acabou dando origem à Igreja Batista

Metodistas
Surgiram na Inglaterra no século 18, propondo reformar a Igreja Anglicana. Baseadas na crença da salvação pela fé em Cristo, as ideias metodistas não conseguiram mudar os anglicanos, mas deram origem a uma nova corrente protestante.

Pentecostais
Começaram a aparecer no início do século 20 como uma dissidência dos metodistas. Em 1910, foi fundada a Congregação Cristã do Brasil; no ano seguinte, a Assebléia de Deus, e em 1962, Deus é Amor. Os pentecostais creem na cura pela fé.

Neopentecostais

Fazendo parte do grupo a Igreja Universal do Reino de Deus, de 1977, e a Igreja Renascer em Cristo, de 1986. Os neopentecostais têm em comum a adoção da mídia para pregar aos fiéis, além dos cultos espetaculares e a realização de exorcismos.


Fontes:
http://mundoestranho.abril.com.br/religiao/pergunta_286782.shtml
http://www.palavraprudente.com.br/estudos/antonio_cd/miscelanea/cap05.html
http://www.lepanto.com.br/dados/ApIgreja.html
http://www.bibliacatolica.com.br/historia_igreja/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Igreja_Cat%C3%B3lica


É isso pessoal, comentem e siguam o blog.
Sugestões são sempre bem vindas

domingo, 18 de julho de 2010

Let Me Hear You .....:::Scream::::.....

Scream novo albúm do Ozzy, demorei mas hoje estou postando ele.
Não sou nenhum "Ozzymaniaco", mas este albúm está muito bom veio para brigar com os outros lançamentos que estamos vendo.
Sua faixa principal "Let me hear you scream" arregaça desde o ínicio da música. Ozzy vem com o seu novo dono da guitarra, Guns. G que não deixa a desejar.
Para quem não viu o novo clipe, é só dar um play abaixo.
Também deixo o link para quem quiser fazer o download do albúm.



Download do Albúm

Servidor: 4Shared
Link:
http://www.4shared.com/file/T7c0CIfI/Ozzy_Osbourne_-Scream.html
Kbps's: 192

Senha: http://0ljcruz.blogspot.com

Valew, se você gostou comente e siga o blog.
Sugestões são sempre bem vindas

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Os Quatro Cavaleiros Do Apocalipse.



Todos já ouviram falar dos "quatros cavaleiros", citados na bíblia no livro de Apocalipse, mas alguns podem ter um interpretação errada sobre o assunto, vou explicar agora o significado dos quatro cavaleiros, deixando claro que este post não é independente de qualuqer religião, é apenas explicativo.

Os Quatro cavaleiros do Apocalipse têm origem na bíblia, no livro de Apocalipse, como visões do Apóstolo João. Segundo a bíblia, João vê Jesus Cristo tomar um pergaminho da mão de Deus e nele contém 7 selos, que quando rompidos libertaram os quatro cavaleiros do apocalipse.

O primeiro dos cavaleiros, é aquele montado em um cavalo branco, seu caveleiro tem um arco e uma coroa, como descrito em Apocalipse 6:2 :
"E eu vi, e eis um cavalo branco; e o que estava sentado nele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e ele saiu vencendo e para completar a sua vitória."

Este primeiro cavaleiro se refere ao anticristo, onde autoridade para dominar os opositores de Cristo foi dada.

O segundo cavaleiro, é a Guerra, onde montado em um cavalo vermelho trás uma espada, como descrito em Apocalapse 6:4 :
"E saiu outro, um cavalo cor de fogo; e ao que estava sentado nele foi concedido tirar da terra a paz, para que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada."

Este cavaleiro representa as guerras que irão ocorrer, quando o apocalipse estiver próximo, onde os humanos irão matar uns aos outros.

O terceiro cavaleiro, é a Fome, montado em um cavalo negro trás consigo uma balança, como descrito em Apocalipse 6:6 :
"E eu vi, e eis um cavalo preto; e o que estava sentado nele tinha uma balança na mão. E eu ouvi uma voz como que no meio das quatro criaturas viventes dizer: "Um litro de trigo por um denário, e três litros de cevada por um denário; e não faças dano ao azeite de oliveira e ao vinho."

Este cavaleiro representa a fome que atingirá os povos da Terra, na grande tribulação. Sua balança representa um possível crise econômica, onde os alimentos estarão absurdamente caros e a escassez de alimento será grande.

o quarto cavaleiro, é a Morte, montado em um cavalo baio, como descrito em Apocalipse 6:7 :
"Então ouvi a terceira Criatura:"Venha" e apareceu um cavalo baio,o nome do cavaleiro era Morte e o Inferno o seguia de perto."

Este cavaleiro trará morte e devatação, alguns dizem que ele é a combinação dos outros cavaleiros, trará também pestilências e doenças.

Como vimos, os "quatro cavaleiros" são símbolos de acontecimentos descritos na bíblia, nada comprova que eles são reais, mas quem pode provar? nos resta esperar.

Se você gostou desse post, deixe seu comentário logo abaixo e sigua o blog ao lado, deixe também sugestões de conteúdos.

Até o próximo post!!!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Novo Video do Iron Maiden - "The Final Frontier"

Novo Video do Iron Maiden, com o títuloo "The Final Frontier" , música do novo albúm da Donzela de Ferro "El Dorado"

Confiram !!!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Crer




Ignorantes nós dizermos que nao podemos aceitar algo que se mostre inesplicável,sendo que o próprio homem é um fato com esplicacao duvidosa.Nao é de se negar que a ciencia ja veio a apresentar explicacoes para a formacao e o surgimento do homem,porém muitas perguntas e dúvidas se pendem quando lemos tais teorias de evolucao.Mostrando um ponto de vista unitário e pessoal,acho importante as pessoas se perguntarem o porque de acreditarem em tais teorias,mesmo com provas,até mesmo as provas podem ser dúvidas e ludibriacoes.


Nós somos seres conformados,muitas de nós nem paramos para pensar no surgimento do mundo,do horizonte,do céu,da terra da água, do ar,é claro também existem teorias para esplicar essas perguntas,mas também sao duvidosas.Uns falam que o surgimento foi apartir de esplosoes,atracao de partículas.Mas de onde surgiram essas partículas?E se encontrar a resposta,de onde surgiram as origens das origens das partículas?Sempre penso no universo como uma caixa,pois vivo me perguntando onde termina tudo,mas se termina na parede da caixa,o que há fora da caixa?Muitos dizem o infinito,mas o que é o infinito?onde termina o infinito?mas o infinito é infinito,mas nao tem forma de definicao única para infinito,entao nao há respostas permanentes,nada obtem resposta permanente,tudo é mutável.


Acreditamos em teorias sobre o surgimento do homem,do mundo,e de outras coisas mais,porém deparamos com seres que nao acreditam em Deus,acreditam em qualquer tolisse,mas nao acreditam em Deus.A teoria da existencia de Deus pode ser duvidosa tal qual as outras teorias,porém com uma visao diferente,a visao do crer,a visao do divino,a visao do inesplicável.Nao que as pessoas devem acreditar em tal divindade,cada um tem sua própria visao de mundo e de coisas existente nesse mundo,mas se nao acreditam em Deus,porque acreditar em outra teoria de existencia tao duvidosa quanto a de Deus?Ou porque se conformar com o infinito?Porque acreditar que voce é voce e nao outra pessoa?Porque acreditar no que ve?


Tudo é uma questao de crer,se voce acredita em Deus ele existirá para voce,nao incluindo instituicoes surgidas com o tempo,mas no ser em si.Se acredita na teoria do surgimento ela será para voce verdadeira,mas se voce nao acredita nada será verdadeiro,tudo é crer.


O que nos resta sao dúvidas se nós somos ou nao verdadeiros,mas que nao pensemos em questoes mirabolosas explicadas cientificamente somente para nos exaltar perante o complexo que é a vida.


Nada absolutamente nada é explicado em definitivo tudo e sempre será uma perfeita dúvida,se vivermos a pensar nestas questoes,ficaremos loucos e entraremos em outra realidade,assim como entramos nesta,que por sinal nem sabemos que é real ou imaginária,entao que vivamos com fé de crer,seja no que for,sempre crer,pois se hoje estamos aqui é porque um dia nós pensamos em crer,crer em dúvidas e teorias que só comprienderemos quando encontrarmos o verdadeiro sentido da palavra crer.